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MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
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No próximo ano, a rede estadual de ensino mineira ampliará a oferta da educação integral para o ensino médio e contará com cerca de 16 mil novas vagas nessa modalidade de ensino. A partir do constante esforço de gestão e organização financeira realizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), a iniciativa, que até este ano contempla 78 unidades de ensino, será expandida para mais 203 escolas estaduais.
Atualmente, o Ensino Médio Integral atende a cerca de 12 mil alunos de 78 escolas que integram o programa. Com a ampliação, a rede estadual contará, em 2020, com aproximadamente 28 mil estudantes do ensino médio na educação integral, em 281 escolas, contemplando todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE).
“Estamos muito felizes em conseguir fazer esse anúncio de que, efetivamente, agora o estado cria uma política de atenção ao ensino médio, iniciando também uma expressiva expansão do ensino médio de tempo integral. Fortalecendo o aprofundamento pedagógico do aluno e viabilizando escolhas para esse estudante”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.
Com a ampliação de escolas em tempo integral e o aumento da carga horária desses estudantes para 9 horas diárias, Minas Gerais dá mais um importante passo em direção ao que dispõe a legislação do novo ensino médio, determinada pelo governo federal. “O aluno agora, tendo mais tempo de estudar, poderá fazer as escolhas dele que o deixarão mais seguro para o seu futuro imediato. Gerará, também, condições para uma maior empregabilidade com essa expansão das vagas da educação de tempo integral ou integrada à educação profissional”, completou a secretária.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está informatizando e aprimorando os processos de mudança de lotação de servidores efetivos. O Sistema de Movimentação já está disponível para professores, especialistas e inspetores escolares.
“O sistema é uma iniciativa que tem como objetivo alcançar mais celeridade e transparência no processo de movimentação de pessoal na rede. É uma ferramenta em fase inicial que demandará um constante aprimoramento ao longo da sua utilização, mas que já representa um avanço no processo de trabalho até então utilizado”, destaca a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Ana Costa Rego. A SEE recebe, por semestre, cerca de 1.500 pedidos de movimentação.
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A Secretaria de Estado de Educação retomará neste semestre o pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb). Nesta quarta-feira (4/9) foi publicada a listagem com os nomes dos 9.688 cargos de servidores contemplados. Todos cumprem os requisitos para receber o benefício. Saiba mais e confira a listagem: https://bit.ly/2lDqMCE
Prezada Comissão Organizadora,
Considerando o curto prazo para as ações de divulgação pela Comissão Organizadora e de indicação pelo Colegiado Escolar, no processo de escolha de diretor e vice-diretor, informamos foi necessário flexibilizar o Cronograma de Execução conforme anexo.
Esclarecemos que os Colegiados Escolares que entenderem que o prazo informado anteriormente for suficiente poderá ficar mantido conforme planejamento.
Atenciosamente,
Equipe de Coordenação do Processo de Escolha de Diretor e Vice-Diretor
SRE/Conselheiro Lafaiete
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Processo estabelece critérios objetivos e transparentes para o preenchimento dos cargos. Os concorrentes devem apresentar um Plano de Gestão e assinar termo de compromisso para a sua implementação no decorrer dos três anos
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) deu início ao processo de escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais mineiras. A Resolução SEE nº 4.127/2019, que traz as novas normas, foi divulgada nesta quarta-feira (24/04). Os servidores interessados em participar do processo devem criar uma chapa formada por candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor. Serão escolhidos gestores para 3.443 escolas.
As chapas concorrentes devem apresentar, no ato da inscrição, um Plano de Gestão na perspectiva democrática, participativa e transparente, voltada aos resultados de aprendizagem dos alunos. “Todas as chapas têm que desenvolver um plano de gestão que será apresentado e escolhido pela comunidade. É importante que ele tenha coerência e foco na aprendizagem dos alunos, na gestão democrática e transparente. O plano deve ser desenvolvido ao longo do período de três anos”, explica o Superintendente de Recursos Humanos da SEE, Paulo Henrique Rodrigues.
Todos os diretores e seus vice-diretores assinam um termo em que se comprometem a executar o planejamento proposto. “Uma inovação desse processo é que ao assinar o termo de compromisso, os diretores e vices assumem uma série de responsabilidades que abrangem os vários aspectos da gestão escolar: pedagógico, administrativos/ financeiros e da gestão de pessoal. O cumprimento desses compromissos é um caminho para uma gestão eficaz e transparente e que vai resultar na melhoria da qualidade da educação”, afirma Paulo Rodrigues.
Critérios para participação
Para se candidatar ao cargo de diretor é necessário que o servidor interessado seja certificado. A Certificação Ocupacional busca, por meio de prova, avaliar conhecimentos pedagógicos, técnicos e as competências necessárias ao satisfatório desempenho no cargo de Diretor de Escola Estadual. Há dois processos de certificação vigentes, realizados em 2015 e 2018, totalizando 12.729 servidores certificados.
De acordo com a Resolução SEE nº 4.127/2019, podem se candidatar servidores efetivos ou designados, das carreiras de professor ou especialista em educação, que comprove tempo de exercício mínimo de dois anos na escola para a qual pretende se candidatar, entre outros critérios
Para as escolas indígenas e quilombolas serão divulgadas normas específicas, por meio de resoluções próprias. Já as escolas conveniadas, localizadas em unidades prisionais ou socioeducativas não participam do processo de escolha.
Profissionais da Educação certificados poderão se inscrever para avaliação baseada em competências
O programa Transforma Minas está recebendo inscrições dos profissionais da Educação aprovados no processo de certificação ocupacional para o cargo de Superintendente Regional de Ensino (SRE). No total, 637 candidatos estão aptos a concorrer às 47 vagas, distribuídas em todas as regiões do estado. Cada candidato pode se inscrever em até três superintendências, sejam do interior ou metropolitanas. As inscrições vão até o dia 30 de abril e devem ser feitas por meio do site transformaminas.mg.gov.br.
Trata-se de mais uma fase importante do Transforma Minas, programa lançado pelo Governo do Estado em março deste ano para estabelecer critérios objetivos e transparentes na seleção e preenchimento de cargos de liderança na administração pública. O processo é feito por meio de uma metodologia baseada em competências e os candidatos às vagas podem acompanhar todas as etapas e informações pelo site do programa (transformaminas.mg.gov.br).
Podem ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino servidores das carreiras da educação básica estadual, ativos ou inativos que preencham os requisitos da função e, por exigência da legislação mineira, tenham sido aprovados no processo de certificação, realizado no início deste mês.
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) é o ‘braço’ da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que está mais próximo das escolas estaduais. É primeiro nelas que os diretores e prefeituras recorrem para tirar dúvidas e buscar orientações. A importância dessa unidade administrativa se reflete nos resultados educacionais e na efetivação da implantação da política educacional no Estado. Para ampliar esses efeitos positivos, de forma inovadora, o Governo de Minas está realizando um processo seletivo voltado aos servidores da Educação para ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino. São 47 vagas e as inscrições para a etapa de Certificação ocupacional deverão ser feitas até 11h59 da manhã do dia 02 de abril.
O responsável pela regional coordenará ações pedagógicas, administrativas e de gestão de recursos humanos, nas escolas e na sede. O profissional tem entre seus objetivos melhorar os resultados educacionais, aprimorar a gestão escolar com foco na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e garantir o uso eficiente do recurso público da educação.
As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão espalhadas por todo o Estado. A regional com o maior número de municípios é Governador Valadares - são ao todo 40. Já a maior quantidade de escolas estaduais está na Metropolitana B, são 210 instituições de ensino.
Processo seletivo
O processo seletivo será feito por meio de uma avaliação com metodologia baseada em competências. O primeiro passo é fazer a inscrição no site transformaminas.mg.gov.br até o dia 02 de abril. Os candidatos terão acesso ao formulário de cadastramento para o processo de Certificação Oupacional, assim como aos requisitos exigidos e as demais etapas de avaliação até a nomeação dos futuros titulares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Podem participar servidores da Educação estadual ativos e inativos que preencham os requisitos da função, detalhados no site do Transforma Minas.
A certificação é uma exigência da legislação mineira e só os profissionais aprovados poderão concorrer ao cargo de Superintendente Regional de Ensino. Na fase de seleção, os profissionais certificados que quiserem participar poderão indicar interesse em até duas Superintendências do interior do Estado ou em três SREs metropolitanas.
Ao longo de todo o período da seleção, os profissionais passam por análise de currículo e de antecedentes, avaliação preliminar de conhecimento e de aderência aos desafios educacionais de Minas - na fase de seleção os candidatos também serão submetidos à entrevista por mapeamento de competências. Esse processo resultará em uma lista de profissionais aptos a serem selecionados para ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino, e a previsão é de que o governo escolha e nomeie os 47 titulares dessas posições até o final de maio.
Divulgamos, abaixo, a classificação dos candidatos inscritos na primeira etapa, para os Componentes Curriculares dos Campos de Integração do Ensino Médio Integral e Integrado.
Classificação dos candidatos inscritos
Divulgamos o cronograma de designações por polos para diversos cargos remanescentes do processo de designação on-line.
Para mais informações, acesse o arquivo abaixo:
Cronograma de Designações para o dia 11/02/2019
Conforme solicitado na Resolução SEE-MG 4117/2019, divulgamos as listagens de classificação dos Cursos Técnicos.
A referida Resolução dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição, classificação e designação de candidatos para o exercício de função pública de Professor de Educação Básica nas escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Para mais informações, acesse os arquivos abaixo:
1) Listagem de classificação dos Cursos Técnicos
2) RESOLUÇÃO SEE-MG Nº 4.117/2019
Divulgamos o cronograma de designações por polos para os seguintes cargos: Professor regente de aulas, Ensino Especial e Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB.
Para mais informações, acesse o arquivo abaixo:
Cronograma de Designações para o dia 04/02/2019