Atenção selecionados (as) para um dos cursos do Trilhas de Futuro! O prazo para realizar presencialmente a matrícula na instituição para qual você foi destinado será encerrado nesta sexta-feira (17/9). Esta etapa é o que garante a vaga do candidato selecionado em um dos cursos técnicos gratuitos do Trilhas. Por isso, não perca tempo. A vaga do candidato que perder o período - que está aberto desde segunda-feira (13/9) - será disponibilizada a outro estudante interessado durante o momento das inscrições nas vagas remanescentes.

Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico. Foram recebidas mais de 268 mil inscrições no Trilhas de Futuro. Ao todo, são ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

O resultado do Trilhas de Futuro foi divulgado na última sexta-feira (10/9) e pode ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Se seu nome está na lista não marque bobeira e faça a matrícula até sexta-feira (17/9). Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Izabella Cavalcante Martins, dá o recado para quem ainda não compareceu à instituição selecionada. “O estudante que não efetuar a matrícula, perderá o direito à vaga. Por isso, é muito importante observar o prazo e garantir que, de fato, os selecionados consigam cursar as formações gratuitas ofertadas pelo programa”, afirmou.

Documentos necessários

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de 18 anos, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, quando possuir; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio. Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. Clique AQUI e confira a relação completa de documentos.

Vagas remanescentes

Para os candidatos que não conquistaram uma vaga na chamada regular do Trilhas de Futuro, de 23 a 28 de setembro será aberto o período de vagas remanescentes. Qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis. Para essa etapa, será necessário realizar nova inscrição, mesmo para estudantes que já tenham concorrido na etapa anterior. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Ainda sobre a próxima etapa, o critério de preenchimento das vagas será cronológico. Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir de listagem de vagas disponíveis.

 

Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/11604-periodo-de-matricula-que-garante-a-vaga-dos-selecionados-no-trilhas-de-futuro-encerra-nesta-sexta-feira-17-9 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250