A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores, está com inscrições abertas para o curso “Currículo Referência de Minas Gerais Ensino Médio: conhecê-lo para implementá-lo”. A formação é dedicada a educadores que atuam no ensino médio, em escolas públicas e privadas mineiras. O cadastro dos interessados deve ser feito até o dia 27 de agosto. Clique AQUI para se inscrever.

Na formação serão abordados, o histórico e o processo de construção do Currículo Referência de Minas para o Ensino Médio, os eixos estruturadores, as competências gerais e as estratégias de leitura e interpretação das habilidades, a formação geral básica e a parte flexível.

O curso “Currículo Referência de Minas Gerais Ensino Médio: conhecê-lo para implementá-lo” terá início no dia 31 de agosto e vai até 30 de setembro. A formação é gratuita e on-line, com certificado de 20h, emitido pela Escola de Formação.

Para ter direito ao certificado, o cursista deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso. O próprio cursista emite o certificado pela plataforma online na unidade "Avaliação e Certificação". Para outras informações sobre o curso, acesse o Site da Escola de Formação.

O Currículo

O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado no dia 7 de abril, em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O documento foi entregue aos conselheiros no final de 2020, após ter sido elaborado e discutido durante todo o ano passado em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG).

O Currículo possui uma perspectiva alinhada ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e a elaboração e conquista dos seus projetos de vida. Além disso, traz uma série de novidades que visam tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdo que se relaciona com seus interesses.

Ele é formado por oito capítulos, entre eles “Pressupostos para o Ensino Médio”, “Itinerários Formativos” e “A formação continuada dos profissionais da educação”. O Currículo conta, ainda, com uma seção apresentando as normas, textos e estudos citados ao longo do documento e com um Glossário, para apresentação dos termos recorrentes e característicos presentes no documento curricular.

Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/11557-secretaria-de-educacao-oferece-curso-sobre-o-curriculo-referencia-de-minas-gerais-destinado-ao-novo-ensino-medio