Atenção, jovens mineiros! Chegou o momento de garantir uma vaga em um dos cursos técnicos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As inscrições do projeto Trilhas de Futuro começam nesta sexta-feira (20/8) e vão até o dia 30 de agosto. O cadastro dos interessados deve ser feito no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

 

https://www.instagram.com/p/CSxNrjGrYt1/?utm_medium=copy_link

#trilhasdefuturo #educacaomg #cursotécnico 

#cursosgratuitos #governomg #governodeminas

Preparado para entrar em campo? Você já pode se inscrever nos 78 cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas, com ajuda para transporte e alimentação. São 40 mil vagas em todo o Estado pra você garantir seu lugar no time.

Vai ser doido de perder essa? Inscrições só até 30/08 em trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Poderão se inscrever para as vagas, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas. Inicialmente, serão oferecidas 40 mil vagas para cursos técnicos. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro.

No momento da inscrição no site, os candidatos deverão fornecer informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo, CPF do candidato, nome da mãe/pai ou responsável legal, escolaridade, entre outros.

Cada candidato poderá indicar até três cursos de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência e a instituição. Só poderão ser realizadas inscrições para cursos e instituições listadas no Catálogo de Cursos. Clique AQUI para acessar o Catálogo.

Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do seu município para realizar o cadastro. É sempre importante lembrar que serão adotadas todas as estratégias de segurança sanitárias estabelecidas pela SEE/MG em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19, como uso de máscara e distanciamento social.

No Trilhas de Futuro, são ofertados cursos de enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros. Os cursos serão ofertados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ordem de prioridade

Após o período de inscrições, a seleção dos candidatos será realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos prioritários indicados pelos candidatos, sempre respeitando a seguinte ordem de prioridade:

I - Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;

II - Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;

III - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública estadual;

IV - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;

V - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública federal ou municipal;

VI - Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;

VII - Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede particular;

VIII - Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.

Efetivação da matrícula

A matrícula do estudante no Projeto Trilhas de Futuro deverá ser realizada, presencialmente, na instituição credenciada para a qual foi encaminhado e no período previsto na Resolução SEE nº 4.591/2021. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, original e cópia; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio. Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Vagas remanescentes

Serão realizadas duas chamadas regulares, com as listagens divulgadas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Após a realização das duas chamadas regulares, será aberto período de vagas remanescentes, em que qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

No período de vagas remanescentes, não será observado o regramento de priorização descrito anteriormente, e será adotada a priorização a partir do critério cronológico das inscrições. Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar ,a partir de listagem de vagas disponíveis.

Trilhas de Futuro

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.

Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/11560-estao-abertas-as-inscricoes-para-os-cursos-tecnicos-gratuitos-do-trilhas-de-futuro 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250