RESUMO DO LIVRO:

O presente livro busca narrar os principais fatos e temas da rica História de Lamim. Baseando-se em fontes documentais, orais e bibliográficas, obtidas ao longo de vinte anos de pesquisa, o autor procura abarcar o período que vai desde a chegada dos primeiros colonos, em 1710, até os dias atuais. Organizado em diversos pequenos capítulos, os textos retratam temas centrais, como sociedade, economia, formação dos primeiros sítios e fazendas, emancipação política e instrução pública. A religiosidade também foi abordada, com destaque para a Festa do Divino e o processo de construção da Matriz.

O livro traz curiosidades, como a origem da rivalidade entre Lamim e Rio Espera, o apelido Canjiquinha, entre outras. Aspectos da cidade são apresentados nos capítulos que tratam das praças centrais, da iluminação pública e dos meios de comunicação. Instituições também receberam atenção, como a Associação dos Laminenses Ausentes, a Banda de Música, a Biblioteca Laminense e o Laminense Futebol Clube. Este livro proporciona ao leitor uma prazerosa viagem ao passado de Lamim e às suas memórias.

 Sobre o Autor:

LUIZ FERNANDO VELOSO NOGUEIRA
Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - 2013). Possui graduação em Estudos Sociais - História, pelo Centro Universitário de Formiga (1999) e Especialização em História do Brasil pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC - 2002). Foi Secretário Municipal de Educação de Lamim/MG (2017-2019). É professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação, lecionando a disciplina História na Escola Estadual Napoleão Reis (2000 – atual).

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250