A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete promoveu nos dias 14 e 15 de dezembro seu I Webinário de Práticas Exitosas do REANP: destaques da gestão escolar e pedagógica.

A abertura do evento foi feita pela Superintendente da SRE de Conselheiro Lafaiete, Maria de Lourdes Reis Silva Beato que ressaltou o trabalho e o compromentimento das escolas com o Regime Especial de Atividades Não Presenciais - REANP e a importância deste evento para o compartilhamento de algumas das práticas exitosas realizadas neste período.

Durante a abertura o Subsecretário de Articulação Educacional da SEE-MG, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, validou a iniciativa da SRE e destacou também o trabalho da regional e das escolas, em um momento que, segundo ele, “foi ímpar para a educação em Minas Gerais”.

O webinário contou, também, com a participação de várias escolas pertencentes à regional, entre elas: EE Lopes Franco, EE Silvestre Nunes, EE Noemi Nogueira, EE Dr. Antônio Nogueira de Rezende, EE Pedro Domingues, CESEC Prof. José Martins Sobrinho, EE Geraldo Bittencourt, EE Queiróz Júnior, EE Desembargador Aprígio R. de Oliveira, EE Monsenhor Antônio José Ferreira, EE Cônego Luiz Vieira da Silva, EE Major Miranda, EE Marechal Humberto de A. Castello Branco, EE de Educação Especial Profª. Maria Corrêa Coutinho, EE General Sylvio Raulino de Oliveira, EE Levindo Costa Carvalho, EE Coronel Amantino Maciel, Cesec José Brás dos Reis, EE Moacir de Souza Dias.

Todas essas escolas puderam apresentar suas práticas de ensino nesse período de pandemia, também as dificuldades pelas quais passaram e as estratégias utilizadas para que o ensino e a aprendizagem de fato acontecessem neste novo modelo de trabalho à distância.

O evento foi abrilhantado também, com a presença do palestrante Marco Antonio Pereira pertencente ao corpo da SRE, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Coordenador do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Conselheiro Lafaiete. Marco falou sobre a utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em tempos de pandemia e ensino remoto na SRE/CL e da palestrante Alessandra Madeira, com o tema Educação: Vivências e aprendizados em 2020. Alessandra, que é Pedagoga, com 27 anos de experiência em escolas como professora e coordenadora do Curso Infantil/ Fundamental I e Tempo Integral, Psicopedagoga Clínica e Institucional e fundadora da AMA TERAPIA COGNITIVA, Estudante de Psicologia muito contribuiu para o crescimento profissional dos participantes.

Não podemos deixar de destacar a participação importantíssima dos intérpretes, que se revezaram durante todo o evento: Fernando Victor Domingos, Valéria Amorim Campos Domingos, Eduardo de Oliveira Silva, Otávio Francisco Santos Cruz, Polyanna Santos Nereu, Creusa Cristina de Jesus Loti.

Um destaque especial à equipe da Diretoria Educacional, na pessoa da Diretora Estael Aparecida Pereira de Paula, que também atuou como mediadora das apresentações de um grupo de escolas, como também as analistas Simône Regina de Miranda e Meyre Cristina Gomes Ribeiro.

Como se vê, esse evento foi pensado e construído a várias mãos e ao final, superou todas as expectativas, pois as escolas brilharam de uma forma impossível de se descrever aqui.

A palavra que se tem, ao final deste evento, é gratidão. Foi lindo, emocionante! Parabéns a todos os envolvidos!

Lourdinha Reis Beato
SRE de Conselheiro Lafaiete

-----------------------------------

Nos links abaixo estão disponíveis os resumos em imagens do I Webinário da SRE de Conselheiro Lafaiete.

* Resumo em imagens do I Webinario - Dia 14/12/2020 (manhã e tarde):

* Resumo em imagens do I Webinario - Dia 15/12/2020 (manhã):

As três lives completas do I Webinário estão nos disponíveis no canal do Youtube da SRE de Conselheiro Lafaiete, para acessá-las clique no link da playlist abaixo:

Inscreva-se e dê o seu like no canal da SRE de Conselheiro Lafaiete!