Através do Programa Mãos à Obra na Escola, lançado pelo Governo de Minas Gerais em maio de 2019, já foram liberados recursos no valor de R$2.069.569,11 para as escolas estaduais da Regional.

EE Monsenhor Horta – Conselheiro Lafaiete – 2ª Etapa do Programa Mãos à Obra na Escola – Liberados R$ 85.169,77 referentes ao TC 922793/2019 – Planilha Reforma Emergencial – Troca de piso de quadra coberta (piso danificado, com desníveis causando acidentes – quadra interditada) – Obra concluída

EE Lopes Franco – Conselheiro Lafaiete - 3ª Etapa do Programa Mãos à Obra na Escola – Liberados R$ 350.000,00 referentes ao TC 833235/2016 – Planilhas Reforma Geral Prédio Escolar – Cobertura de Quadra Existente – Ampliação em Prédio Escolar (Cozinha, Secretaria e Depósito) – Obras em andamento

De acordo com a Superintendente Regional de Ensino, Maria de Lourdes Reis Silva Beato: "Os recursos se destinam à revitalização dos prédios escolares e são muito necessários, pois propiciam importantes intervenções emergenciais e grandes melhorias na rede física das escolas contempladas. As obras sempre trazem um novo olhar dos estudantes sobre a escola, o lugar onde se aprende, mas também de socialização, de construção de vínculos e sentimento de pertencimento. Uma cantina reformada, deve atender as normas da ANVISA, proporcionar melhores condições de higiene no preparo da merenda e segurança para os servidores que ali trabalham. Além disso, torna-se um ambiente mais confortável, agradável e bonito para a convivência dos estudantes. Obras nos Laboratórios de Ciências e nas Quadras Esportivas contribuem para a melhoria do processo educacional, atendendo também a um grande anseio dos professores, que necessitam de uma infraestrutura adequada para trabalharem o Currículo de suas disciplinas de forma satisfatória".

Conforme os dados da equipe da Rede Física da SRECL, 29 do total de 57 escolas, já foram beneficiadas. Recursos que foram destinados a adequação dos prédios escolares às normas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – execução de Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico; ampliações, reformas emergenciais, reformas parciais, reformas gerais, reparos em rede esgoto, reparos na rede elétrica, construção de muros.

Foram 57 Emendas Parlamentares, totalizando o valor de R$ 1.410.000,00, para as Caixas Escolares fazerem a aquisição de mobiliários e/ou equipamentos e, recentemente, mais 2 escolas receberam Emenda Parlamentar e outra Impositiva com a finalidade de realizarem obras, no valor de R$ 100.000,00, cada uma.

Maria de Lourdes ressalta que apesar do distanciamento social, imposto pela pandemia pelo COVID-19, a maioria das escolas contempladas, através dos seus comprometidos diretores (as), vem mantendo o cronograma das obras, cumprindo com todas as recomendações e normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde e da Secretaria de Estado de Educação.

É sempre uma grande satisfação quando conseguimos realizar nossos objetivos para uma educação de qualidade em prol dos nossos estudantes. É preciso ressaltar o suporte que o Governo de Minas e à Secretaria de Estado de Educação tem dado à Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete. Outro grande apoio vem de alguns deputados, em especial do Glaycon Franco, que todos os anos destina grande parte das suas Emendas Parlamentares às escolas estaduais, demonstrando que a Educação é realmente prioridade nas suas ações. Ressaltamos ainda o trabalho da nossa equipe da SRECL, Rosana Braga, diretora da Diretoria Administrativa Financeira, equipe da Rede Física, Fernando Antônio Cançado Braga, - Coordenador Regional, Paulo Rogério Felipe de Souza – Engenheiro Regional e Rosiane Aparecida da Silva – Analista Prestação de Contas Obras Regional que dá todo suporte necessário aos diretores (as) para que os processos de obras sejam realizados rigorosamente de acordo com a legislação vigente.

EE Gustavo Augusto da Silva- Catas Altas da Noruega – 2ª Etapa do Programa Mãos à Obra na Escola – Liberados R$ 29.225,07 referentes ao TC 922791/2019 – Planilha Emergencial Reparo – Construção de muro, alteamento e reforço de muro existente no local (proteção contra danos) – Obra concluída

EE Feliciano Mendes – Congonhas – 2ª Etapa do Programa Mãos à Obra na Escola – Liberados R$ 22.505,36 referentes ao TC 878437/2018 – Planilha Reforma Emergencial – Reparos telhado prédio escolar (destelhamento devido as chuvas) – obra concluída.