Prezados,

É com grande satisfação que a partir do dia 18/05 (segunda-feira) iniciaremos o Regime de Estudo não Presencial para os alunos das escolas da rede pública estadual. Trata-se de um conjunto de ferramentas pensado e desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e que teve também o envolvimento e da UNDIME, União dos Dirigentes Municipais de Educação, dentre outras instituições.

 

Trata-se de uma medida que pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 - e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas.

Todos sabemos que neste momento nada é mais importante que a vida de nossos entes queridos e de cada um de nós.

Neste sentido decidi gravar esse áudio para destacar a importância desta iniciativa e desse novo formato que será utilizado para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizado dos estudantes, neste período.

Clique neste link: para acessar o áudio da mensagem da Superintendente da SRE de Conselheiro Lafaiete: Maria de Lourdes Reis Silva Beato.

 

O Regime de Estudo não presencial – REANP é uma estratégia para mitigar os efeitos do distanciamento social na vida das famílias e fazer com que a rotina de aprendizado seja garantida neste momento, de forma a não termos um período mais longo ainda, em que nossas crianças e jovens fiquem sem nenhum contato com a escola.

Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função, nesse momento, é garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças da melhor forma possível. Sabendo das diferentes realidades do nosso estado as ferramentas foram pensadas considerando todas elas.

Neste momento em que iniciamos o Regime de Estudo não presencial – REANP precisamos ressaltar a imperativa necessidade de respeitarmos todas as precauções que o momento exige, de acordo com a orientações da SES.

De forma muito tranquila professores e alunos, retomarão as atividades escolares, de forma não presencial, buscando compreender com todo apoio e sensibilidade todas as nuances de como esse processo se dará.

Cada diretor, com suas equipes, já organizou, com todo cuidado a forma de comunicação mais próxima com a sua comunidade escolar e já repassou às famílias como se dará o processo de concepção desse modelo e como se dará o acesso às ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.

Foram criadas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas à distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas.

A primeira já está disponível: são os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas das disciplinas com o conteúdo que será desenvolvido ao longo do período de um mês. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. As atividades poderão ser desenvolvidas no caderno, como normalmente acontece nas aulas presenciais, sem a necessidade de impressão do PET.

O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A distribuição dos PEs aos alunos será, prioritariamente, pelos meios virtuais via site da SEEMG, e-mail e grupos de Whatsapp disponibilizados pelas escolas.

Para os alunos que não têm acesso à internet, a escola disponibilizará o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso a esses estudantes será feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, pelo correio, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar.

E, nesse sentido, precisamos ressaltar que nenhum material será entregue na instituição escolar. Os alunos, pais e responsáveis deverão aguardar que o PET chegue em suas residências. Caso ocorra algum problema ou dúvida poderão entrar em contato com a direção da escola pelo telefone, whatsapp e email que cada escola disponibilizou.

As escolas estaduais permanecerão FECHADAS para todo e qualquer atendimento presencial, conforme orientações da Secretaria de Estado de Educação, portanto, os pais não deverão se deslocar até a escola, porque não haverá atendimento presencial.

O momento agora é de cuidado e as escolas providenciarão os meios para a chegada dos PET nas residências dos alunos que não tem nenhum acesso à internet, nem pelo celular, nem por meio de computador.

A segunda iniciativa terá início a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, quando iniciarão as aulas do programa “Se Liga na Educação”, que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã.

Também nesta segunda-feira estará disponível, a terceira iniciativa, o aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Nesta plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. O aplicativo já está disponível para baixar no Google Play Store e, em breve, estará também da Apple Store.

É muito importante ressaltar que navegação no Conexão Escola será paga pelo estado, não descontando do plano de dados do aluno ou do professor, enquanto estiver conectado no aplicativo. Em breve também estará funcionando, no aplicativo, a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula.

Todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa Se Liga na Educação e o Conexão Escola estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: educacao.mg.gov.br.


Sejam muito bem-vindos ao Regime de Estudos não Presencial, queridos alunos!

Que vocês estejam firmes no propósito de estudar efetivamente e que, quando tudo isso passar possam estar juntos novamente cheios de saúde e com muita alegria!

Um grande abraço e sucesso a todos!

 

Maria de Lourdes Reis Silva Beato

Superintendente SRE de Conselheiro Lafaiete

 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250