A Superintendência Regional de Ensino (SRE) é o ‘braço’ da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que está mais próximo das escolas estaduais. É primeiro nelas que os diretores e prefeituras recorrem para tirar dúvidas e buscar orientações. A importância dessa unidade administrativa se reflete nos resultados educacionais e na efetivação da implantação da política educacional no Estado. Para ampliar esses efeitos positivos, de forma inovadora, o Governo de Minas está realizando um processo seletivo voltado aos servidores da Educação para ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino. São 47 vagas e as inscrições para a etapa de Certificação ocupacional deverão ser feitas até 11h59 da manhã do dia 02 de abril.

O responsável pela regional coordenará ações pedagógicas, administrativas e de gestão de recursos humanos, nas escolas e na sede. O profissional tem entre seus objetivos melhorar os resultados educacionais, aprimorar a gestão escolar com foco na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e garantir o uso eficiente do recurso público da educação.

As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão espalhadas por todo o Estado. A regional com o maior número de municípios é Governador Valadares - são ao todo 40. Já a maior quantidade de escolas estaduais está na Metropolitana B, são 210 instituições de ensino.

Processo seletivo

O processo seletivo será feito por meio de uma avaliação com metodologia baseada em competências. O primeiro passo é fazer a inscrição no site transformaminas.mg.gov.br até o dia 02 de abril. Os candidatos terão acesso ao formulário de cadastramento para o processo de Certificação Oupacional, assim como aos requisitos exigidos e as demais etapas de avaliação até a nomeação dos futuros titulares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Podem participar servidores da Educação estadual ativos e inativos que preencham os requisitos da função, detalhados no site do Transforma Minas.

A certificação é uma exigência da legislação mineira e só os profissionais aprovados poderão concorrer ao cargo de Superintendente Regional de Ensino. Na fase de seleção, os profissionais certificados que quiserem participar poderão indicar interesse em até duas Superintendências do interior do Estado ou em três SREs metropolitanas.

Ao longo de todo o período da seleção, os profissionais passam por análise de currículo e de antecedentes, avaliação preliminar de conhecimento e de aderência aos desafios educacionais de Minas - na fase de seleção os candidatos também serão submetidos à entrevista por mapeamento de competências. Esse processo resultará em uma lista de profissionais aptos a serem selecionados para ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino, e a previsão é de que o governo escolha e nomeie os 47 titulares dessas posições até o final de maio.

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10231-servidores-da-educacao-poderao-se-candidatar-para-o-cargo-de-superintendente-regional-de-ensino