Celebrar 100 anos é uma dádiva! Uma alegria que é concedida a poucos!
Parabéns à direção, professores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar!
Quando alguém completa cem anos, traz no rosto e na alma muitas marcas e histórias. Lembranças de desafios e vitórias. De quedas e de aperfeiçoamento. De choros e gargalhadas.Quando uma escola faz cem anos, um presente é dado aos que construíram nesse espaço suas memórias. Todos que estiveram por aqui nesses pedaços de tempo!
E os cem anos se tornam vida!
Quem não se lembra do barulho do sino no final do recreio, dos livros de história infantis espalhados nas mesas da cantina, da grama verde no pátio, imenso; de brincar se pique nos corredores, de brigar, de brincar, fazer as pazes pela milésima vez com os amigos, dos belos cartazes de leituras do primeiro livro; da professora cantando uma música ou declamando uma poesia que ficou pra sempre no coração?
Quem não se lembra dos ensaios para as apresentações nos famosos auditórios com a presença das famílias, dos desfiles de 7 de setembro, da fila da merenda saborosa? Quem não se alegrou quando descobriu que já sabia ler, quando aprendeu a contar ou entendeu afinal o que a professora havia explicado tantas vezes?
Hoje, essas lembranças que me foram trazidas por uma ex-aluna desta escola e tantas outras memórias estão circulando nos corredores! Com risos, abraços, reencontros.
Se pudéssemos ouvir os relatos de tantos desafios vividos pelas professoras e professores! E daqueles dias em que o tempo na sala de aula, na biblioteca, no pátio, foi tão prazeroso que marcou a alma!
Se pudéssemos ouvir a gratidão na voz de todos os ex-alunos, orgulhosos e cheios de saudade.
Se soubéssemos o trabalho para manter a escola limpa e organizada, a merenda pronta na hora, cada coisa no seu devido lugar... se adivinhássemos essa alegria do fazer bem feito!
Se conhecêssemos as lutas e vitórias das diretoras, supervisoras e orientadoras que corajosamente escolheram estar à frente da escola, no famoso gabinete...
Talvez compreendêssemos o que se passa no coração de muitos que aqui estão. Talvez pudéssemos entender do que é feito um centenário!