Conforme anunciado pelo Governo de Minas no dia 16/07/2021, foi realizada a venda da folha de pagamento do Estado para o banco Itaú. Abertura de conta pelos servidores pode ser iniciada.


A partir de janeiro de 2022 os pagamentos dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais serão feitos por meio do banco Itaú. Com isso, é necessário que todos os servidores providenciem a abertura de conta no banco, uma vez que o pagamento do salário referente ao mês de dezembro, que ocorre em janeiro, já será realizado por meio da nova instituição.
Portanto, é desejável que todos realizem o processo de abertura de conta até novembro 2021. Caso decida abrir a conta neste momento, o servidor não terá qualquer custo adicional e nem a necessidade de realizar qualquer tipo de movimentação até o recebimento do primeiro salário (janeiro de 2022).
Os servidores poderão optar pela abertura de conta corrente ou conta-salário no banco Itaú. A portabilidade poderá ser solicitada, se for o caso, direto no banco em que o servido pretende receber seus vencimentos.
Mais informações sobre os procedimentos para a abertura de contas e orientações gerais podem ser obtidas no https://www.itau.com.br/minasgerais e dúvidas podem ser enviadas para o RH Responde (http://www.rhresponde.mg.gov.br/Cliente).

Dúvidas Mais Frequentes:

Clique em Leia Mais para acessar as dúvidas mais frequentes.


1) Quando a mudança do banco vai acontecer? Quando os salários começarão a ser pagos por meio do novo banco?
Os salários do funcionalismo público estadual começarão a ser pagos por meio do Banco Itaú a partir de janeiro de 2022.

2) Eu já posso realizar a abertura da conta? Até quando a abertura da conta deve ser feita?
O servidor já pode iniciar o processo da abertura de contas desde já, sem qualquer custo relativo à manutenção da conta até a data do recebimento do primeiro salário em 2022.
O Banco Itaú está garantindo a isenção de taxa de manutenção da conta para todos os servidores até janeiro de 2022 e, após esse prazo, o benefício será concedido para os servidores que optarem por receber o salário por uma conta corrente, durante o contrato da Folha com o Banco. Porém, se o servidor optar pela portabilidade do salário para outro banco, poderá perder o benefício da isenção na manutenção da conta.
Recomendamos, inclusive, que a abertura da conta ocorra até 30 de novembro de 2021 de modo a evitar possíveis problemas no crédito do salário que ocorrerá em janeiro de 2022. Para mais informações, acesse o link: www.itau.com.br/minasgerais ou entre em contato com a central de acolhimento, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

3) Como faço para prosseguir com a abertura das contas?
O processo de abertura das conta pode ser realizado pelo aplicativo do Banco Itaú, pelo site (www.itau.com.br/minasgerais), presencialmente em espaços disponibilizados para os servidores do Estado de Minas Gerais ou em uma das agências do banco disponíveis no Estado.

4) Quais os documentos e informações necessárias para abertura de contas? Qual CNPJ da conta pagadora devo informar?
Basta um documento de identificação com foto (RH, CNH) e informar o CNPJ da fonte pagadora, que poderá ser consultado conforme tabela disponível abaixo:

 

 

5) Ao abrir a conta antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú (janeiro de 2022), terei que arcar com algum custo de manutenção da conta?
O Banco Itaú está garantindo a isenção de taxa de manutenção da conta para todos os servidores até janeiro de 2022 e, após esse prazo, o benefício será concedido para os servidores que optarem por receber o salário por uma conta corrente, durante o contrato da Folha com o Banco. Porém, se o servidor optar pela portabilidade do salário para outro banco, poderá perder o benefício da isenção na manutenção da conta.

6) Ao abrir a conta antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú (janeiro de 2022), sou obrigado a movimentar recursos na conta? Pagarei alguma taxa caso não movimente recursos durante esse período?
A movimentação de recursos antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú em janeiro de 2022 é opcional e a não movimentação de recursos não implica em nenhum custo adicional para o servidor até esta data.
O Banco Itaú está garantindo a isenção de taxa de manutenção da conta para todos os servidores até janeiro de 2022 e, após esse prazo, o benefício será concedido para os funcionário que optarem por receber o salário por uma conta corrente, durante o contrato da Folha com o Banco. Porém, se o servidor optar pela portabilidade do salário para outro banco, poderá perder o benefício da isenção na manutenção da conta.

7) Há alguma diferença no procedimento para abertura das contas e recebimento dos salários/proventos para servidores ativos, inativos e pensionistas?
Não, o procedimento para abertura de contas será o mesmo para todos os servidores do Estado de Minas Gerais.

8) Já possuo conta corrente no Itaú. Preciso fazer alguma coisa?
Sim, realizar a autorização para o recebimento de salário na sua conta nos canais eletrônicos vinculando o CNPJ do órgão em que trabalha.

• App Itaú
• Internet Banking
• Caixa Eletrônico
• Agencia
• Pontos de atendimento


9) Possuo uma conta corrente no Itaú para uma finalidade específica e não pretendo receber o salário por ela. Devo solicitar a abertura de uma conta específica para fins salariais? Como devo proceder?
Neste caso, o servidor precisa realizar abertura de uma nova conta para recebimento de salário. A conta pode ser aberta direto pelo celular, sem precisar sair de casa, ou se preferir, o servidor pode realizar a abertura da sua conta presencialmente em uma agência Itaú ou em nossos espaços exclusivo.
Confira a agência mais próximas através do link: https://www.itau.com.br/coronavirus/agencias-itau/,
Em seguida, basta digitar o CEP desejado e as agências mais próximas do Itaú serão sinalizadas no mapa.

10) Possuo uma conta conjunta no Banco Itaú e gostaria de saber se é possível receber o salário a partir dessa conta ou se devo tomar alguma providência em relação a abertura de uma conta específica?
É possível receber o salário em uma conta conjunta desde que o servidor seja o primeiro titular da conta. Caso contrário será necessário a abertura de uma nova conta para o recebimento de salário.
Se for uma conta nova o servidor deve comparecer a sua agência junto com o cônjuge e solicitar a inclusão dele na conta. O cônjuge precisa levar o documento de identificação com foto (original).
Atenção: A conta conjunta não está disponível para abertura de conta pelo celular apenas nas agências.

11) É possível receber os meus vencimentos através de outro banco, que não o Banco do Brasil e que não Banco Itaú?
É possível desde que o servidor faça o requerimento da portabilidade junto ao banco em que pretende receber os vencimentos ou no próprio Banco Itaú. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.

12) A portabilidade é feita em qual banco?
A portabilidade é feita junto ao banco Itaú ou no próprio banco em que o servidor pretende receber seu pagamento. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.

13) Poderei fazer portabilidade pelo aplicativo?
Isso deve ser verificado junto ao banco em que o servidor pretende receber os seus vencimentos a partir do requerimento de portabilidade. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.

14) Já tenho um pedido de portabilidade para receber meus vencimentos em outro banco. Com a mudança para o Banco Itaú em janeiro de 2022, devo fazer novo pedido de portabilidade junto ao banco em que pretendo receber meus vencimentos?
Sim, o servidor deverá procurar o banco de sua preferência e pedir uma nova portabilidade, considerando que a partir de janeiro de 2022 os salários serão creditados inicialmente no Banco Itaú e não mais no Banco do Brasil. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.

15) Quais o endereço das agências e postos de atendimento do Banco Itaú no Estado para fins de abertura de conta?
Os endereços e postos de atendimento para abertura de conta estão disponíveis no link:
Confira a agência mais próxima de você através do link https://www.itau.com.br/coronavirus/agencias-itau/,
Em seguida, basta digitar o CEP desejado e as agências mais próximas do Itaú serão sinalizadas no mapa.
Você ainda pode entrar em contato com a central de acolhimento do Banco Itaú, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

16) Quando da migração para o Banco do Itaú no crédito do salário em janeiro de 2022, quem deverá informar o número da conta para o RH: o Itaú ou o próprio servidor?
O Banco Itaú informará o número de conta de todos os colaboradores que abriram conta vinculando o CNPJ do órgão onde trabalha ou que deram aceite na conta já existente no Itaú (também vinculando o CNPJ), não sendo necessário que você informe ao RH o número de sua conta.

17) Até a referida mudança em janeiro de 2022 para o Banco Itaú, o pagamento seguirá sendo feito por meio do Banco do Brasil?
O pagamento de salário seguirá sendo feito regularmente por meio do Banco do Brasil até dezembro de 2021.

18) É possível receber os meus vencimentos através de outro banco, que não o Banco do Brasil e que não Banco Itaú?
O servidor poderá abrir uma conta (corrente ou salário) no Banco Itaú e posteriormente solicitar a portabilidade junto ao banco de sua preferência.

19) Com a mudança para o Banco Itaú os servidores terão algum benefício adicional, como isenção de taxas de manutenção de conta corrente?
Sobre os benefícios disponíveis (incluindo as condições relacionadas a isenção de taxas de manutenção da conta) a consulta poderá ser feita através do site do Banco Itaú (www.itau.com.br/minasgerais) ou por contato telefônico com a central de acolhimento do banco, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h ou nas agencias.

20) Posso ir em qualquer agência para abrir conta?
Sim. Os endereços e postos de atendimento para abertura de conta estão disponíveis no link:
Confira a agência mais próxima de você através do link https://www.itau.com.br/coronavirus/agencias-itau/, basta digitar o CEP desejado e as agências mais próximas do Itaú serão sinalizadas no mapa.
Ou entre em contato com a central de acolhimento, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

21) Sou pensionista. Tenho que ir em algum posto do IPSEMG informar a minha conta?
Não, neste primeiro momento será de forma automática.

22) Como será comunicado ao servidor aposentado sobre a mudança de bancos?
O Banco Itaú e o próprio Governo de Minas, através dos seus respectivos canais e mídias, estão providenciando a comunicação com os servidores ativos, inativos e pensionistas.

23) Haverá posto de atendimento do Banco Itaú na Cidade Administrativa para abertura de conta?
Sim, haverá um ponto de atendimento para atender aos servidores na Cidade Administrativa.

24) Gostaria de abrir a conta corrente pela via digital, sem precisar comparecer presencialmente aos postos de atendimento ou agência do banco. Qual endereço devo acessar para realizar a abertura digital da conta corrente?
Você deve acessar o endereço eletrônico www.itau.com.br/abrir-conta ou entrar em contato com a central de acolhimento, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

25) Aqueles que recebem apenas pensão alimento precisam abrir conta no Itaú?
Não necessita abrir conta, uma vez que é uma ordem judicial e, portanto, é o juiz que determina qual a conta e instituição bancária a pensão alimento deve ser creditada.

26) O servidor que encontra-se em afastamento preliminar à aposentadoria, deverá informar qual CNPJ?
O servidor em afastamento preliminar aposentadoria deverá informar o CNPJ do órgão/entidade de lotação, ou seja, o órgão/entidade ao qual esteve vinculado enquanto ativo.

27) Já possuo conta-salário no Itaú mas em razão de salário recebido de outra instituição não vinculada aos CNPJs dos órgãos/entidades do Estado de Minas Gerais. Nessa mesma conta salário já existente eu posso receber também o salário do Estado ou devo abrir mais uma conta salário no Banco Itaú?
A conta salário é aberta por solicitação do empregador, somente admitindo créditos por ele efetuados. Assim, não é permitida a utilização de uma mesma conta salário por outro empregador. Deve ser aberta uma conta salário para cada relação empregatícia.
Obs: Para os casos de Conta corrente a mesma possibilita o recebimento de crédito salário por empregadores diferentes.

28) Sou servidor inativo e gostaria de fazer a abertura da conta corrente de forma presencial. Porém, moro fora de Minas Gerais. Posso procurar agência de outro estado para providenciar minha abertura de conta?
Sim, o servidor pode abrir uma conta corrente em qualquer agência do Itaú, basta levar os seguintes documentos:
• Documento de identificação original e cópia
• (RG, CNH, CIE – Carteira ou Cédula de Identidade de Estrangeiro ou RNE )
• CPF original e cópia (caso não esteja no documento de identificação)
• Número do CNPJ do órgão pagador

29) Na abertura de conta na modalidade "conta corrente" até quando será aplicada isenção de taxa de manutenção de conta?
Para os servidores que optarem pelo recebimento de salário em conta corrente os benefícios são válidos até janeiro de 2027 ou enquanto durar a vigência do contrato de Folha de Pagamento com o Estado.

30) Sou aposentada do Estado e Pensionista do IPSEMG. Com a mudança do banco, terei que abrir duas contas salários para o recebimento dos referidos pagamentos, uma vez que são CNPJ diferentes?
Se for conta salário é necessário a abertura de uma conta por CNPJ, pois somente é admitido o crédito salarial por um único empregador. Assim, não é permitida a utilização de uma mesma conta salário por outro empregador.
Caso seja conta corrente a mesma possibilita o recebimento de crédito salário por mais de uma fonte (empregadores diferentes).

31) Tenho uma conta do Itaú, porém aberta em outro estado. Poderei utilizar esta conta?
Sim, basta realizar o vínculo do CNPJ do órgão pagador.
• App Itaú: Clique no seu nome > permissões > Autorizar salário em conta > CNPJ > Confirmar > Senha do seu cartão > Continuar
• Internet Banking: Menu > Conta Corrente > Cadastrar conta para recebimento de salário > CNPJ > Continuar > Digitar senha com 6 dígitos.

32) No caso das cidades onde não há agência Itaú, como proceder?
O Itaú tem a possibilidade da abertura de conta corrente pelo celular e todos os serviços bancários relativos a esse tipo de conta estão disponíveis nos apps.
Já a abertura de conta salário só pode ser feita nas agências ou espaços exclusivos de abertura de conta Itaú.

33) A conta salário poderá ser aberta diretamente pelo app do banco? Se não, quais os procedimentos e a partir de quando essa conta salário poderá ser aberta?
A conta salário só pode ser aberta nas agências ou espaços exclusivos de abertura de conta Itaú, e a conta já pode ser aberta.

Se o servidor quiser abrir um conta corrente para recebimento de salário é possível realizar a abertura da conta pelo celular:
• App Itaú: Clique no seu nome > permissões > Autorizar salário em conta > CNPJ > Confirmar > Senha do seu cartão > Continuar


34) A partir de qual momento eu posso pedir a portabilidade para recebimento dos meus vencimentos?
O servidor pode realizar a abertura de conta salário com portabilidade para outra instituição financeira, em qualquer agência do Itaú, esse processo já está disponível.

35) Tenho uma conta digital do Banco Iti Itaú e gostaria de saber se ela pode ser usada para fins de recebimento do salário, ou se será necessária a abertura de nova conta no Itaú?
Será necessário a abertura de uma conta para recebimento de salário o servidor pode optar por:
• Conta Salário saque é uma conta específica para recebimento de salário, recebendo somente os depósitos do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes. Para a abertura é preciso que a empresa efetue o pagamento dos funcionários pelo Itaú. A conta salário saque é gratuita, porém, além da limitação acima, dá direito apenas a 5 saques, 2 consultas de extrato, 2 consultas de saldo e pagamentos de títulos e boletos .Transações excedentes são cobradas com base no valor individual de cada serviço, conforme Tabela Geral de Tarifas disponível no site.
Conta Salário Ted (portabilidade) Outros Bancos – o salário é transferido automaticamente, sem custo, para o banco que o servidor escolher.

• Conta corrente – permite que o servidor realize um número maior de saques, tenha folhas de cheque, DOC/TED e permite o acesso a outros produtos do Itaú, além dos benefícios indicados pelo próprio banco no site: https://www.itau.com.br/minasgerais

36) Tenho conta no Itaú em que já recebo meus vencimentos como funcionário público via portabilidade. A partir de janeiro de 2022, automaticamente meu salário já será creditado nessa conta corrente do Itaú ou devo fazer algum procedimento?
Para esse caso é necessário confirmar se o servidor já autorizou o recebimento de salário, acessando o seguinte passo a passo:

• App Itaú: Clique no seu nome > permissões > Autorizar salário em conta > CNPJ > Confirmar > Senha do seu cartão > Continuar.
• Internet Banking: Menu > Conta Corrente > Cadastrar conta para recebimento de salário > CNPJ > Continuar > Digitar senha com 6 dígitos.

37) Posso fazer portabilidade para uma conta poupança?
É necessário que a portabilidade seja feita para uma conta corrente. Porém, se o servidor optar por receber o salário pelo Itaú, poderá ter em sua conta corrente um pacote com doc/ted gratuitos, além de pix para realizar as transferências para poupança.

38) Se eu optar pela conta salário terei direto ao catão de crédito com anuidade gratuita?
Não, o benefício só será atribuído para o servidor que optar por receber salário em uma conta corrente Itaú.

39) Tenho um cartão de crédito do Itaú que tem anuidade. Como servidor público poderei solicitar a isenção neste cartão, ou terei que solicitar outro cartão?
Não é necessário a solicitação de um novo cartão de crédito, pois, segundo o banco Itaú, o seu cartão atual passará a ter a isenção de anuidade a partir do vínculo do CNPJ Pagador na sua conta corrente.

Por liberalidade do Banco Itaú, esses benefícios já estão sendo disponibilizados a partir do momento da abertura da conta para recebimento de salário. O Banco Itaú está garantindo a isenção para todos os servidores até janeiro de 2022 e, após esse prazo, o benefício será concedido para os servidores que optarem por receber o salário por uma conta corrente, durante o contrato da Folha com o Banco.

Atenção: Essa isenção de anuidade não é retroativa, valendo a partir das próximas faturas.

40) Sou aposentada e recebo no Banco do Brasil via conta-salário. Como que ficarão meu financiamento, as contas e INSS em débito? Tudo será portado junto com a conta para o Itaú?
Financiamentos e produtos bancários de outras instituições não serão migrados de forma automática para o banco Itaú. Porém, após a liberação da conta corrente, o servidor pode solicitar via os canais eletrônicos do Itaú ou com o gerente a transferências dos seus débitos para nova conta.

41) Mesmo negativado consigo abrir conta SALÁRIO?
Sim, a conta salário é um direito do empregado e deve ser aberta para o recebimento dos seus vencimentos.

42) Tenho conta corrente no banco Itaú, porém tenho dívidas não pagas com o banco. O banco Itaú pode se negar a abrir conta salário em meu nome?
O Itaú não pode se negar a realizar uma abertura de conta salário para o recebimento dos seus proventos.

43) Quando o servidor possui 02 vínculos com o Estado: - Aposentado (Inativo) e um cargo em andamento (Ativo), qual CNPJ deverá ser informado no ato da abertura da conta?
Se for a abertura de conta corrente ele pode receber o crédito dos dois CNPJs na conta. Sendo conta salário é necessário que seja aberta duas contas para o recebimento de cada CNPJ.

44) Contas inativas do próprio ITAÚ, que foram abertas no passado e se encontram inativas, poderão ser reaproveitadas? Como poderei conferir se a minha conta ainda está ativa e habilitada para recebimento do salário?
Nesse caso é necessário que o servidor procure a sua agência e verifique com o gerente se possível ativar a sua conta para recebimento de salário.

45) Como ocorrerá a abertura de conta de servidores ativos e inativos que não possuem acesso a aplicativos e internet, e cuja localidade não possui agência ou posto de atendimento do ITAÚ?
A abertura de conta corrente pelo celular é o canal que o banco Itaú recomenda para os servidores que não possuem Itaú na cidade. Para ajudá-lo com esse processo o servidor poderá acionar a central acolhimento para auxiliar na abertura de conta pelo celular.
Central de acolhimento 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

46) Possuo um débito com a Receita Federal referente ao Imposto de Renda. Entretanto, por essa razão não consigo abrir a conta no Banco Itaú devido a essa pendência. Gostaria de saber como devo proceder para abrir a conta ou se poderei manter o recebimento dos meus proventos pelo Banco do Brasil, haja vista que a Receita não disponibiliza a possibilidade de regularização da dívida dentro das minhas possibilidades?
Recomenda-se que o servidor procure uma agência Itaú e tente realizar a abertura de conta corrente. Caso a mesma seja negada, uma conta salário será aberta para o recebimento dos seus vencimentos.

47) A conta já foi aberta, porém para possuir os benefícios que o Banco Itaú oferece ao servidor na movimentação bancária, o mesmo solicita uma carta que comprove a atividade profissional como professora. O Itaú realmente está exigindo esse comprovante?
Não, basta comparecer a agência informando o CNPJ do órgão Pagador.

48) Sou obrigado a ter conta no Banco Itaú?
O servidor precisa ter uma conta para o recebimento de salário, porém ele pode optar por uma conta salário portabilidade transferindo o seu salário para outra instituição.

49) Tenho uma dívida de cartão de crédito com o Itaú e não tenho como pagar agora. Se abrir a conta eles podem descontar sem minha autorização?
A depender do tipo de contrato, o banco pode descontar valores para acerto de pendências financeira, tanto na conta corrente como conta salário, conforme regulamentação do Banco Central detalhada abaixo:

• O débito em conta salário é autorizado pela regulamentação do Banco Central do Brasil, desde que exista previsão contratual no contrato de crédito autorizando o débito e que ele seja limitado a 30% do salário. Esse débito pode ser realizado antes da transferência para a instituição de preferência do servidor.
• Especificamente sobre a autorização acima mencionada, temos 2 “momentos”, separados pela nova norma que trata de autorização de débitos: (i) antes de 1º de abril de 2020 – a conta salário não precisa estar listada no contrato de crédito como uma das contas autorizadas para débito; e (ii) depois de 1º de abril de 2020 - a conta salário precisa estar listada no contrato de crédito como uma das contas autorizadas para débito.


50) O servidor pode optar por abrir conta corrente ou conta-salário. Para a conta corrente, ele pode fazer pelo celular, com o Qr Code. Mas tem pessoas que tem dificuldade com QR CODE, ou não têm celular. Nesse caso tem alguma opção que seja via site ou alguma outra opção sem ser pelo QR Code?
Atualmente a abertura de conta online está disponível apenas via celular ( o sistema não carrega no site do computador), mas o servidor pode acessar o endereço www.itau.com.br/abrir-conta no navegador do celular e abrir a conta, caso não consiga pelo qr code.


51) Qual o procedimento para vincular uma conta Itaú já existente? Pelo aplicativo qual opção? Ou terei que ir a uma agência?
O servidor que já possui conta no Itaú não precisará de abrir nova conta, porém para fazer jus aos benefícios o servidor deverá fazer vinculação da conta nos caixas eletrônicos ou na internet ou no aplicativo do Itaú informando o CNPJ do órgão que trabalha.
Acessar uma das opções abaixo, seguindo o respectivo roteiro de acesso:
a) Site do Itaú: www.itau.com.br/abrir-conta
Conta corrente
Salário
Habilitar recebimento de salário na conta Corrente
CNPJ do órgão que trabalha

b) App Itaú
Clicar no seu nome
Autorizar salário em conta
CNPJ do órgão que trabalha

c) Caixa Eletrônico
Produtos e serviços
Outros
Cadastro para recebimento de salário
Clicar em sim
CNPJ do órgão que trabalha

Caso não consiga nenhuma das opções acima você pode realizar a autorização da sua conta presencialmente em uma agência Itaú ou nos espaços exclusivo.

 

Fonte: https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/recebimento-salario-2022

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250