Considerando a ocorrência do processo de designação/2020, para o exercício de função pública nas escolas estaduais de Minas Gerais, vimos, por meio deste simples informe, esclarecer:

  1. Nos termos dos Artigos 18, 19 e 20 da Portaria Normativa MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, que dispõe sobre prazo para expedição e registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino, a instituição que ministrou o curso tem 120 (cento e vinte) diaspara expedir e registrar o documento.

Àquelas que não possuem prerrogativa de autonomia para o registro deverão encaminhar o diploma para as IES registradoras no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados da data de sua expedição, cabendo a IES registradora registrar o diploma no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Os prazos constantes nos Artigos 18 e 19 da PN nº 1.095/2018 poderão ser prorrogados pela IES uma única vezpor igual período, desde que devidamente justificado pela instituição de ensino.

O descumprimento das normas sobre os fluxos de expedição e registro de diplomas é passível de processo administrativo de supervisão pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES.

Ante o exposto, informamos que apenas as declarações/certidões de conclusão de curso acrescidas do histórico escolar, expedidas em período inferior ou igual a 390 (trezentos e noventa) dias do término do curso poderão ser consideradas para a análise.

Apenas mediante decisões judiciais, o prazo mencionado, eventualmente, poderá ser ampliado. 

Clique em Leia Mais para informações detalhadas.

 

  1. O Ministério da Educação - MEC mediante o uso da certificação digital, criou uma ferramenta no combate à falsificação e irregularidades de diplomas pela Transformação Digital e iniciou uma Revolução Digital na Educação.

 A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. O certificado digital ou código de autenticidade é utilizado para vincular uma entidade a uma chave pública e permite ao usuário realizar transações e procedimentos na internet de maneira segura, atestando, com valor jurídico, a identificação do usuário e garantindo a transmissão sigilosa dos dados.

 A veracidade dos documentos está condicionada à verificação de sua autenticidade, por meio do endereço eletrônico da instituição que expediu o documento, devendo ser consultado mediante um Código de Controle constante da documentação expedida.

 A Instituição de Ensino Superior - IES deverá garantir a validação e a consulta do diploma digital, bem como a disponibilidade de acesso ao ambiente virtual institucional, por intermédio de um endereço eletrônico exclusivo da instituição de ensino.

Portanto, poderá ser aceita para fins de comprovação de habilitação e escolaridade, a declaração/certidão de conclusão de curso emitida digitalmente, desde que reunidas as condições para que possa ser devidamente verificada no ambiente virtual institucional, pelo servidor responsável pela análise.

 

 

 

 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Cons. Lafaiete

Rua Melvim Jones, nº 515. Bairro Campo Alegre.

Conselheiro Lafaiete-MG.

Email: sre.clafaiete.gab@educacao.mg.gov.br

Telefone: (31) 3062-0250