SRE Conselheiro Lafaiete é #FocoNoSAEB
Desde a penúltima semana de agosto a Superintendência de Conselheiro Lafaiete não para! As ações visam garantir a melhoria do desempenho dos estudantes na avaliação do SAEB, que acontecerá entre os dias 20 a 31 de outubro de 2025, e o cumprimento das metas para o IDEB de 2025.
Dos dias 19 a 22 de agosto, a Superintendente Estael Aparecida Pereira de Paula e a Diretora da Diretoria Educacional Simône Regina de Miranda, estiveram presentes em Belo Horizonte para participar do Encontro Estadual de Cooperação Técnica de Minas Gerais. O foco principal foi a apresentação das ações que guiarão a rede pública de ensino de Minas Gerais nas próximas semanas até o SAEB, que acontece entre os dias 20 a 31 de outubro.



Através do Plano de Recomposição das Aprendizagens os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental poderão encerrar os ciclos com os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática dentro do esperado, evitando a sequência de reprovação e atraso nos estudos daqueles que chegam ao Ensino Médio. Já os do 3º ano do Ensino Médio estarão mais preparados para a saída do ambiente escolar, seja com o objetivo de dar continuidade aos estudos através da entrada na Universidade, como para se inserir no mercado de trabalho.
Essa melhoria também gerará impactos no desempenho mineiro no SAEB e nos índices do IDEB. Atualmente o IDEB mineiro apresentou uma melhoria devido ao crescimento nas taxas de aprovação, que compensaram a queda nos indicadores de aprendizagem dos anos finais. O ensino médio, por outro lado, encontra-se praticamente estagnado no que diz respeito à aprendizagem. O que mostra que Minas pode muito mais.
O que é o SAEB?

SAEB é a sigla para Sistema de Avaliação da Educação e representa um conjunto de avaliações das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática associadas a questionários contextuais, sendo estes últimos voltados tanto para os estudantes quanto para os professores e diretores escolares.
Criado em 1990, avaliava os estudantes da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Públicas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Redação. Em 1995, foi adotada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), realizados questionários contextuais e ampliada a aplicação para as escolas privadas, para os estudantes da 4ª e 8ª séries e do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Após diversas reestruturações, o modelo adotado hoje está alinhado à Base Nacional Curricular (BNCC) e foi aplicado pela primeira vez em 2019, incluindo a avaliação da educação infantil ainda como um estudo-piloto e de maneira amostral, apenas para as escolas públicas.
As mudanças que passaram a levar em consideração os diversos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes, permitiu uma melhor compreensão sobre aquilo que interfere na qualidade da educação e possibilitam a formulação de políticas públicas mais assertivas.

Fonte: INEPhttps://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico
O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi, assim como o SAEB, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e objetiva mensurar a qualidade da educação básica brasileira.
Criado em 2007, seu cálculo é baseado no fluxo escolar, cujos dados são obtidos por meio do Censo Escolar, e nas médias de aprendizado apresentadas nas avaliações do SAEB. Esses dois fatores se combinam dentro de uma escala de 0 a 10.
Transformado em fórmula o IDEB fica:

No qual,


Obs.: A fórmula do aprendizado deve ser sempre calculada com a média padronizada, pois esta está dentro da escala de 0 a 10 que é utilizada para encontrar o resultado do IDEB.
Desse modo, quanto maiores forem as notas do IDEB, maior o aprendizado e, quanto maior a quantidade de alunos aprovados, maior o fluxo. Vejamos como exemplo o resultado do IDEB de 2023 das escolas públicas de Anos Finais:

O resultado de Língua Portuguesa neste ano foi 254,62, realizando o cálculo de média padronizada, a proficiência em Língua Portuguesa foi de 5,1. Já em Matemática a média foi de 251,27, com a conta ficou em 5,04. O valor do aprendizado foi de 5,097, o que resultou no arredondamento para 5,1.
Ações da SRE Conselheiro Lafaiete
A importância do SAEB e do IDEB enquanto dados mensuráveis para a análise da qualidade da educação levou à Secretaria de Educação de Minas Gerais, por meio das Superintendências Regionais de Ensino, desenvolver ações que, ainda em 2025, possam garantir uma maior aprendizagem e, por consequência, um melhor desempenho em ambos os sistemas.
- Reuniões de Alinhamento Pedagógico (Inspetores, Diretores e EEBs)
Em retorno do Encontro feito em Belo Horizonte, nossa Superintendente e a Diretora da DIRE iniciaram as reuniões de alinhamento com os principais grupos atuantes nas escolas.
A primeira delas foi com os Inspetores Escolares. Foi apresentada a necessidade do reforço na atuação, em conjunto com a participação direta da SRE no acompanhamento escolar, com o objetivo de dar suporte aos gestores e professores escolares. Foi repassado o calendário até a data de realização do SAEB para garantir o atendimento integral a todas unidades de ensino.
As reuniões subsequentes foram primeiramente com os diretores e posteriormente com os EEBs. Nelas trataram-se os dados de Minas, da SRE e das próprias escolas no último IDEB, com a apresentação das metas para o IDEB 2025 e o Plano de Recomposição das Aprendizagens, que conta com a distribuição dos cadernos “Avançando nas Aprendizagens”.
Foi reforçada também a importância da mobilização de toda a comunidade escolar, tanto para a garantia da utilização eficaz dos cadernos, quanto para a frequência escolar e comparecimento nas datas das provas do SAEB. Afinal, não existe trabalho escolar de sucesso sem a atuação familiar conjunta.
- Reunião com os Secretários e Equipes Pedagógicas Municipais
Outro ator importante para a garantia do sucesso mineiro são os municípios. As escolas municipais também realizam as provas do SAEB e contribuem para os números da educação pública. Por isso, a parceria entre a Superintendência e os Secretários e Equipes Pedagógicas municipais foi ainda mais reforçada.
Os dados do município em conjunto com os dados mineiros foram analisados e apresentaram-se os projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas estaduais da nossa rede, possibilitando a utilização como inspiração e possíveis adaptações para a realidade de cada local.
Com o reforço do compromisso e da parceria entre o estado e os municípios, o rendimento de todos os estudantes da rede pública de ensino mineira com certeza se refletirá em resultados positivos nas avaliações deste ano.