Foi publicado no Jornal Minas Gerais de hoje o resultado do Prêmio “IDEB Transformação” destinado a reconhecer as escolas públicas estaduais com destaque no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Clique em Leia Mais para informações detalhadas.

A premiação “IDEB Transformação” tem, também, como objetivo reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas da comunidade escolar na participação e no processo de melhoria da qualidade do ensino.

As escolas foram selecionadas em cinco categorias:

I - IDEB: contemplam unidades escolares pela pontuação do IDEB, por nível de ensino;
II - Variação do IDEB: contemplam unidades escolares pela variação positiva do IDEB, considerando os dois últimos índices publicados, por nível de ensino;
III - Desempenho: contemplam unidades escolares pela pontuação obtida no indicador de desempenho na avaliação SAEB, por nível de ensino;
IV - Variação de desempenho: contemplam unidades escolares pela variação do indicador de desempenho nas duas últimas edições do SAEB, por nível de ensino;
V - Gestão: contemplam unidades escolares que se destacaram nas duas últimas edições da avaliação SAEB e na variação positiva do IDEB, considerando os dois últimos índices publicados, em todos os seus níveis de ensino.

Para participar da premiação, a escola deveria possuir última nota do IDEB e, portanto, taxa de participação no último SAEB igual ou superior a 80%. Foram considerados como critérios de desempate: taxa de participação da escola no nível de ensino, taxa de participação da escola em todos os níveis de ensino; e o indicador de desempenho no nível de ensino.

Serão premiadas, por meio de certificação, pela Secretaria de Estado de Educação, as instituições de ensino público estadual que se destacaram, entre as 3.600 escolas estaduais, 10 unidades escolares por nível de ensino - Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio - nas categorias I ao IV. Já na categoria V, serão premiadas cinco escolas.

A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete teve, entre as categorias de premiação, 6 classificações para o referido Prêmio. Sendo que duas escolas se destacaram em duas categorias:

Na Categoria I- Pontuação no IDEB/2019:
5º Lugar - Anos Iniciais do Ensino Fundamental: EE Mal. Humberto de Alencar Castello Branco - Conselheiro Lafaiete
2º Lugar - Ensino Médio: EE Silvestre Nunes - Casa Grande

Na Categoria III - Indicador de Desempenho no SAEB/2019:

6º Lugar - Anos Iniciais do Ensino Fundamental: EE Mal. Humberto de Alencar Castello Branco - Conselheiro Lafaiete

8º Lugar - Anos Finais do Ensino Fundamental: EE Ribeiro de Oliveira - Entre Rios de Minas

4º Lugar - Ensino Médio: EE Ribeiro de Oliveira - Entre Rios de Minas

Na Categoria V - Variação de Desempenho nas Avaliações do SAEB edições de 2017 e 2019:
4º Lugar - Ensino Médio: EE Moacir de Souza Dias - Conselheiro Lafaiete

Um momento de grande alegria, celebração e agradecimento aos nossos gestores escolares e todos os educadores, estudantes e famílias por cada conquista. Nós da SRECL nos sentimos muito agraciados pelos resultados que são fruto de um trabalho sério e comprometido com a qualidade da educação.

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2020, em evento online.