O Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas.
No dia 26/06/2017 foi realizado o workshop para os profissionais da área de educação e cultura, aberto também ao público. O projeto tem o patrocínio da empresa ViaReal, realização do Instituto Fernando Sabino, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete. Tem ainda o apoio cultural do Deputado Glaycon Franco, Jornal Correio da Cidade e Radio Carijós.
Em dez anos de atividade o projeto já esteve presente em torno de 60 municípios, envolvendo cerca de 700 mil alunos. Durante quatro meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores.
Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes – pedagogos, alunos e suas famílias – e mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura, promovendo a interação em grupo, identificando vocações e reforçando a auto estima das crianças.
Este importante projeto chega agora à Conselheiro Lafaiete. Os trabalhos de pré-produção começaram na semana passada com a visita do Coordenador do projeto, Bernardo Sabino à cidade. Foram realizadas reuniões com profissionais da área de educação e cultura, ficando acertada a participação das redes estadual e municipal de ensino.